domingo, 8 de maio de 2011

ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“A escola precisa ser mais alegre para ser mais séria.”
(Rubens Alves)
Na educação infantil usamos várias atividades lúdicas bem como: a dança. a poesia,( que com eles chamamos de versos)as histórias infantis,as dramatizações feitas com gestos, as brincadeiras, as cantigas , os jogos de encaixe, as pecinhas para montar, chocalhos e latinhas com rítimo, jogo de memória , caixa de areia , piscina de bolinhas, boliche, teatro com fantoches e outras.Essas atividades lúdicas são essenciais na construção do conhecimento da criança ,pois possibilita a quem vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de resignificação e percepção,momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro,ou seja, possibilita momentos felizes de sua vida.São com elas que a aula fica alegre, divertida e interessante, pois ,a criança "aprende brincando" e todos os conteúdos podem ser ensinados com esse recurso .
Encontramos bastante resistência por parte de alguns educadores em trabalhar com essas atividades , pois gera motivação, agitação, euforia ,alegria...,pois assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva do professor.
A escola tradicional, centrada na transmissão de conteúdos, não comporta um modelo lúdico.A ludicidade exige uma predisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, embora estes sejam muito importantes.Trata-se de ir mais longe ou, talvez melhor dizendo, um pouco mais fundo, formar novas atitudes, daí a necessidade de que os professores estejam envolvidos com o processo de formação de seus educandos.Isso não é tão fácil, pois, implica romper com um modelo, com um padrão já instituído, já internalizado.
Pelos estudos de Piaget(1975,p.158)as brincadeiras torna-se mais significativas a medida que a criança se desenvolve,pois a partir de manipular materiais variados, ela passa a reconstruir objetos, reinventar coisas, o que exige uma adaptação mais completa, numa síntese progressiva da assimilação com acomodação,nesse sentido é importante fornecer material adequado e conveniente ,a fim que elas assimilem as realidades intelectuais que,sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil.
Portanto, é importante trabalhar na educação infantil com essa atividades , pois são com elas que a aulas ficam mais alegres e divertidas, cabe a nós educadores utilizá-las e usá-las a nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário